NÃO ME PRENDO A NADA QUE ME DEFINA...

Você está dedicando um minuto do seu tempo a mim... Obrigada!!! Bem-vindo(a) ao meu pequeno grande mundo!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Clarice Lispector...

"Eu escrevo pra nada e pra ninguém. Se alguém me lê é por conta própria e auto-risco". (C.L.)

           Se eu fosse escritora, certamente teria o sarcasmo e o perfil da Lispector... óbvio que jamais teria o brilhantismo das idéias que ela tinha... pra mim, ela é sem dúvida uma das melhores escritoras que já pude apreciar... sua linguagem é absurda, é o verbo na sua mais forte expressão... deixo aqui apenas algumas das grandes deixas dessa fantástica mulher que me inspira... às vezes sinto como se cada frase escrita fosse pra mim!!!

"Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei".

"Sou uma só. Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo".

"Gosto daquilo que me desafia. O fácil nunca me interessou, já o obviamente impossível sempre me atraiu - e muito". 

"Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos".

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que somando as incompreensões, eu amava".

"Nos piores momentos lembre-se: Quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria".

"Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim".

"Não me mostre o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou".

"Naturalmente eu sou irritável, naturalmente meu humor não é brilhante, mas de um modo geral eu sou alegre".

"Vou te fazer uma confissão: estou um pouco assustada. É que não sei aonde me levará essa minha liberdade".

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca".

"Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome".

"O que não me faz bem, não me faz falta".

"A verdade é que ser anjo estava começando a me pesar. Fiquei calada, aguentando o peso de minhas asas".

"E todos os dias ficarei tão alegre que incomodarei os outros".    

"Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza".

"Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade"  

        São tantas que eu não teria limites pra escrever aqui, mas acho que foi o suficiente... em breve trago mais Clarice pra cá... termino com essa,  que julgo digna de mim mesma!!!!

"Do dia em que eu perder dentro de mim a minha própria importância — tudo estará perdido". 

 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Seja forte"...

       Eu sempre coloco o vídeo ou a foto embaixo, mas esse, especialmente esse, quero que seja visto antes que vocês leiam qualquer asneira que eu venha a escrever... 


        Eu já havia assistido a esse vídeo há uns meses, mas hoje, especialmente hoje, recebi-o novamente da minha irmã, mas sem saber que era ele, abri e assisti... daí surgiu a vontade de escrever... coincidência ou não, hoje tive um pequeno ou grande desentendimento em casa... detesto injustiça - e o caso foi de tremenda injustiça comigo, logo euuuuuuu... Saí enfurecida de casa, fui trabalhar e por ironia fechei um negócio importante na minha vida!!!! Incrível como a gente adora reclamar da vida né... daí recebo esse e-mail e vejo que bobagem ou que tempestada a gente faz das coisas, havendo tanta gente no mundo com motivos mais relevantes pra se estressar ou desistir...

         Não perca tempo se culpando, julgando ou criticando os outros... há tanta coisa bonita nessa vida, tanto momento bom que a gente pode compartilhar com pessoas próximas, conhecidas ou desconhecidas... a vida é tão preciosa... e se estiverem frustrados com alguma coisa, ou com alguém, por favor, não esqueçam que quando nós queremos de fato algo, o mundo inteiro conspira a nosso favor, e conseguir depende, principalmente, de nós... então, fé em Deus, sempre, não desistam, lutem,... mas joguem limpo,  pois honestidade, humildade e força de vontade são ingredientes para o sucesso e para a felicidade!!!

       Já falei besteira demais... fica a mensagem do vídeo, a minha é só um desabafo desnecessário!!!! Que Deus ilumine seus corações e mentes!!! Beijossssss

sábado, 22 de janeiro de 2011

"Em busca do perdão"...

         Recentemente li um livro intitulado "Em busca do perdão", de James Van Praagh... e por que alguém leria um livro com esse título se no mínimo não houvesse alguma mágoa dentro de si? Não há dúvidas de que era esse o caso... às vezes buscamos fazer as pazes com a nossa consciência, ou livrarmos das nossas culpas, deixar o mundo a nossa volta um pouco mais confortável, julgar menos ou sermos menos julgados... há alguns meses venho cultivando uma nova consciência voltada para o crescimento pessoal e para a felicidade...

        Perdoar é um ato tão nobre que chega a parecer uma utopia... é difícil... é só visualizar seu coração e se perguntar:

Como ele está agora?
Quais as feridas que ele carrega?
Quais as feridas que podem ser fechadas?
Quais as feridas que gostaria que fossem fechadas e o deixasse livre?

           Nas nossas vidas, tudo começa e acaba dentro do nosso coração, a nossa capacidade de amar é imensa e indiscutível, porém junto a ela há também a nossa imensa capacidade de guardar mágoa, ressentimento, afastamento... 

            Perdoar é um gesto de amor, está sempre dentro de nós, é uma força tão grande que nos atrai, capaz de recompor as nossas vidas... nossas situações de paixões e incompreensões humanas nos causam imensas dificuldades... e são essas situações mais difíceis as mais importantes, as mais decisivas, que proporcionam maior crescimento e restauram o nosso coração...

           Perdoar é difícil porque a nossa educação nos ensinou a julgar e a condenar, não a compreender e a perdoar, julgamos de acordo com os nossos próprios critérios, sentimentos e intenções...

          Já disse pra mim mesma mil vezes que quem perdoa é Deus... estupidez dizer algo desse tipo, principalmente quem acredita e tem fé nele como eu... Deus nos deu o dom de perdoar... somos falhos e imperfeitos!!! Mas é certo que Deus não quer que carreguemos culpas ou arrependimentos.

          O amor é um sentimento incondicional, mas a dor, a raiva, a mágoa, também são forças poderosas e o processo de superação desses sentimentos constroem dentro de cada um um novo caráter, um desejo de viver e de realizar, mas lógico que não é algo que  se conquiste do dia pra noite, requer tempo, força,  sobretudo, paciência!!!!

          Nesse livro, apesar de eu não concretizar na prática, aprendi, nas palavras de James, que "o perdão é um dom maravilhoso... é um sinal que nos orienta e nos assegura que a plenitude sempre pode ser alcançada... é um exercício e uma afirmação de vida"...

          Passo por um processo longo, difícil, que pode ter idas e vindas... estou diante da escolha mais difícil dos últimos tempos... preciso focar que cada um aprende no seu próprio ritmo, algumas pessoas são mais rápidas, outras são mais lentas... preciso ser mais tolerante com os outros, comigo mesma, e viver o benefício da dúvida, que me esmaga a alma nesse momento...

         Que Deus ilumine a todos vocês, cobrindo seus corações com amor!!!! Mas pratiquem o amor com responsabilidade, com verdadeiro respeito!!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Jogo do amor...

     Esse texto não é de minha autoria, mas gostaria de reproduzí-lo, já que o achei perdido na minha pasta de textos interessantes... se eu o salvei, significa que concordei com tudo ou no mínimo achei interessante! Aproveitem, se o assunto é "amor", sempre vale a pena dar uma lida!

     Algumas pessoas, inocente ou inadvertidamente, acreditam que basta conseguir um “sim” do outro para que tudo esteja resolvido em sua vida afetiva. A esses desavisados, creio ser absolutamente preciso deixar bem claro: seja para um namoro ou, especialmente, para um casamento, o “sim” não é sinônimo de “E foram felizes para sempre...” como nos contos de fadas. Muito pelo contrário!

     A decisão de viver um relacionamento amoroso, embora só seja possível diante do desejo de ambas as partes, apenas dá partida a uma longa viagem. E como qualquer viagem, no amor não é diferente: é preciso atenção, foco, investimento, tempo, dedicação e, sobretudo, saber aonde se quer chegar, para não se perder no caminho!

     A grande verdade é: num relacionamento, não existe jogo ganho! Para fazer valer a pena, é preciso exercitar todos os dias. Entretanto, infelizmente, muitos casais acreditam que o amor é uma espécie de mágica que acontece em suas vidas e, sem que nada precisem fazer, ele estará lá, agindo sobre seus corações e norteando suas escolhas.

     Não, não, não! Amor é verbo, e como todo verbo, precisa ser conjugado! Precisamos praticá-lo, transformá-lo em ações propositais, em atitudes com objetivos claros e definidos. O amor é um planejamento feito a quatro mãos e dois corações. Senão, pode apostar que não vai funcionar!

     Trata-se de uma química muito especial que, embora bastante poderosa e transformadora, acontece entre duas pessoas cuja natureza é fugaz, frágil, vulnerável. Portanto, sem reforço e sem reconhecimento diários, a química desanda, a essência se perde. E para que você comece a renovar diariamente seu desejo de fazer seu relacionamento valer a pena, vou ressaltar três atitudes infalíveis. O quanto antes você começar a conjugar seu amor baseando-se nelas, mais fortes e consistentes serão seus resultados!

1 - Reconheça verbalmente o que o outro faz de bom: procure demonstrar, verbalmente, olhando nos olhos, o quanto você valoriza e admira certas atitudes da pessoa amada. Seja a gentileza de perguntar se você quer água, seja o jeito cuidadoso de lidar com a casa, seja a tarefa diária de preparar a comida para a família. Qualquer elogio ou reconhecimento são sempre poderosos aliados do amor, porque mostra o quanto você está olhando e interagindo com o que o outro é!

2 - Invista no contato físico: sua comunicação é razoável, conseguem se entender, mas bem pouco se tocam. Ser tocado e tocar o outro é um modo maravilhoso e infalível de investir na intimidade, na confiança e no carinho mútuo. Enquanto o outro dirige, por exemplo, coloque sua mão sobre a perna dele. Enquanto almoçam, faça carinho com os pés, por debaixo da mesa. Quando assistirem tevê juntos, faça um cafuné em seus cabelos ou deslize as mãos em suas costas.

3 - Nunca deixe de namorar: não viva seu relacionamento como se o jogo estivesse ganho, por mais que esteja tudo bem! Assim como você investiria diariamente numa faculdade, numa academia ou num trabalho; ou ainda como investe nos cuidados com seu filho, sua casa ou seu corpo, lembre-se: é imprescindível estar atento ao seu relacionamento todos os dias! Essa é a diferença entre quem vive à espera da felicidade e quem faz a felicidade acontecer aqui e agora!

     É isso pessoas, espero que sirva para algum tipo de reflexão!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ouro pra mim...

Essa música é uma poesia deliciosa... venho pensando nela há tempos... gosto muito dos trechos sublinhados... combina com a contagiosa energia positiva que sinto nesse momento... já começo a temer as coisas boas que ando sentindo... Deus, obrigada pela surpresa de segunda-feira, mudou tudo - o inesperado é sempre intrigante - ainda estou anestesiada!

Quanto à música, chama-se Ouro pra mim, interpretada por Renata Arruda, autoria de Peninha...

Ouro pra mim

Tudo junto, no meu caso rolou de uma vez só
De repente o que era já não era mais
Mudou tudo no amor
Outra cara
Outra forma de ver e sentir

O que antes eu não entendia
Agora é ouro pra mim
A cabeça mudou
Outra cara
Eu tô fora e não vou mais sair

O que eu não precisava
Agora é preciso
Amor é assim

Lindo
Tô que nem criança
Tô de alma limpa
Com você por perto
Sou mais longe ainda
Hoje eu quero luz de sol e mar

Nova
Renovada a força
Tô feliz da vida
Sob o seu domínio
Tô mais forte ainda
Não tem nada fora de lugar

 Boa semana a todos vocês, muita paz e luz no coração... 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Blog do Paulo Coelho...

Recebi essa oração da minha amiga Thaís Ramos, achei fantástica e resolvi compartilhar com vocês assim como ela fez comigo!

Senhor, protegei as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos fazem crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta. E para que isto seja possível,
Senhor, protegei as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro. Que o nosso SIM seja sempre um SIM, e o nosso NÃO seja sempre um NÃO. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja roída pelo remorso. E para que isto seja possível,
Senhor, protegei as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isto seja possível,
Senhor protegei os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar.  Fazei com que, independente de nossa idade ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível,
Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e a Terra, aos homens e as crianças, e nos diz que o desejo é importante, e merece o nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazermos. E para que isto seja possível,
Senhor, protegei-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor – portanto, nunca nos deixe em solidão. Dai-nos sempre a tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que tem dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicada a Tua glória.
 
Amém.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

2011...

     Escrevi esse post esnquanto esperava no aeroporto a minha volta pra Maceió... quando se tem que esperar parece a que mente flui mais facilmente... eis que surgiu a idéia de escrever... Assim estou eu, no primeiro post de 2011!!! Já não me sinto mais a mesma pessoa que saiu de Maceió dia 28/12/2010. Muitas coisas aconteceram nesses 13 dias de ausência do meu mundo real... confesso que não esperava uma transformação pessoal tão grandiosa! Voltei com uma outra visão de mundo, de rotina, de vida, de emoções! Eu vivi coisas, pessoas, lugares, MEDOS, indignação, claro que os dois últimos em menor porporção, no geral poderia classificar que esse tempo longe foi 100% positivo na minha vida. Lá aconteceram coisas que me aproximaram ainda mais de Deus, tenho certeza que ele está sempre do meu lado me protegendo!!! 

     Eu consegui me desligar completamente de Alagoas, trabalho, pessoas, família, lógico que senti saudades, mas tive contato com pessoas que me mostraram que existe o que estou procurando ou o que sempre procurei... Entendam como quiser, mas estou ainda mais exigente!!! 

     A partir desse momento, impera uma nova Bárbara, ainda mais incomum, e para conseguir o meu respeito, as pessoas vão precisar se esforçar ainda mais, por um motivo simples, eu pretendo respeitar mais as pessoas, só que agora vou exigir reciprocidade! Está aí algo que o Ceará me ensinou! Cortesia não é muito o forte do pessoal de lá! Mas não se estende a todos, há muita gente incrível por lá! Conheci uma porção que vou guardar comigo!!!

Bem, é isso, de volta ao meu mundo real, renovada de corpo e alma!!! "Vejo" vocês em breve!!!!

Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir. (Clarice Lispector)